quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Para pensar: Educação, paradigmas e possibilidades pedagógicas a partir da informática/ iternet

Os vídeos que seguem ajudam a pensar a questão da transformação estrutural que se faz necessária à Educação. Sobretudo no âmbito de paradigmas, concepções e, conseguintemente, práticas pedagógicas.
Sem dúvida, as TICs e a internet têm muito a colaborar, pois potencializam processos onde a colaboração seja tomada como fundante da aprendizagem...

Vamos assistir, pensar e participar da enquete proposta!!!
Clique no link abaixo e assista ao(s) vídeos!!!

Educação: "mudar é tão difícil quanto possível" (Paulo Freire)

3 comentários:

  1. Concordo com a idéia de que a internet e as TIC's potencializam os processos de aprendizagem, uma vez que as tecnologias auxiliam a localizar com mais rapidez o conhecimento consolidado, no entanto devemos estar atendos ao fato da pesquisa e da leitura se tornarem mais superficiais.

    ResponderExcluir
  2. A abordagem feita pela colega Fernanda demonstra sensatez e ótimo preparo teórico-prático quando indica que os elos temáticos/conceituais devem existir sempre. Repetindo Frazão: "as tecnologias auxiliam a localizar com mais rapidez o conhecimento consolidado". Eis a chave do portal do conhecimento que a humanidade possui. Do contrário, a fragmentação temático-prático vencerá mais uma vez, conforme demonstra a charge: cada professor entra e "fala" superficialmente sobre sua "disciplina", com o auxílio do "projetor de última geração".

    ResponderExcluir
  3. De fato, o simples uso da tecnologia não garante a ressignficação e transformação do gênero aula. Há pressupostos e concepções de ensino e aprendizagem que precisam ser problematizadas, para que o uso da tecnologia possa estar a favor de uma maneira outra de ensinar, o invés de reproduzir o modo tradicional, apenas com mais sofisticação.

    ResponderExcluir